quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Material das aulas que foi enviado por e-ail.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DUQUE DE CAXIAS.
Data:
Prof. Lizia
Disciplina: LINGUÍSTICA APLICADA


·         Questões para debate e reflexão:

Ø  1- O que é língua?
Ø  2- Que papel o falante desempenha dentro de seu sistema linguístico?


Preconceito linguístico

A diferença existente entre a norma culta ensinada nas escolas e o fato de que grande parte da população permanece sem acesso a essas normas, faz com que a maioria dos brasileiros sejam falantes das chamadas variedades linguísticas desprestigiadas. Por isso há muitas dificuldades em compreender as mensagens enviadas para eles pelo poder público, que se utiliza exclusivamente da língua padrão.
 O mito da “unidade” do português do Brasil deve ceder lugar ao reconhecimento da existência da verdadeira diversidade linguística e das muitas normas linguisticamente diversas no Brasil.

Referência Bibliográfica:  BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. São Paulo, 1999.


Ø Pontos para reflexão:
1-   Há comunicação quando se diz:
“E aí beleza?” “O quê que tá rolando?” “Vou meter o pé!”

2-    Reescreva estas expressões de acordo com a norma culta.

3-   Analise estas tiras e trabalhe em grupos. Que tipo de norma é usada nos quadrinhos? O que você pode inferir a respeito do tipo de linguagem usada?








           

Um comentário: